Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
gustavovm
Contributor III
Contributor III

Tabela dinâmica e função dimensionality()

Boa noite!

Meu objetivo é forçar, via alguma equação ou expressão, que a terceira "dimensionality()", representada pela quebra em azul na tabela dinâmica seja considerada a última dimensionality, ou seja, aquela que não possua mais desdobramentos (mesmo que esses existam!) e que aparece sem o sinal de "+" à sua esquerda. Estou com essa necessidade porque, na tabela a seguir, há despesas compromissadas e despesas discricionárias. Nas compromissadas, há as dimensões "objeto" e "estimativa", que não se aplicam às discricionárias. Eu posso até mostrar essas dimensões, mas não fica nada estético. Será que isso é possível? O algoritmo seria algo assim:

Se "Despesa Discricionária", então considerar a "dimensionality()=3" como máxima dimensionality.   

Agradeço por antecipação!

Gustavo

Captura de Tela - Qlik - Retirar Negrito.JPG

 

Labels (2)
1 Solution

Accepted Solutions
gustavovm
Contributor III
Contributor III
Author

Bom dia!

Acabei resolvendo de outra forma. Na expressão de cálculo coloquei:

IF(Escopo<>'Despesa Compromissada' and (dimensionality()=2 or dimensionality()=4),Null(),
Sum(PE))

Ou seja, se o tipo de despesa for diferente de "Compromissada", eu forcei o valor nulo nas quebras em que não se aplica o cálculo. Finalmente, na aba Propriedades da tabela dinâmica, em "Complementos", desmarquei a opção "Incluir valores zero". Funcionou.

View solution in original post

2 Replies
pablolabbe
Luminary Alumni
Luminary Alumni

O objeto sempre mostra o sinal de + no nivel de agregação. Não existe possibilidade de remover mesmo que o nivel inferior não tenha dados correspondentes. neste caso ele vai criar um nivel com descrição nula. 

gustavovm
Contributor III
Contributor III
Author

Bom dia!

Acabei resolvendo de outra forma. Na expressão de cálculo coloquei:

IF(Escopo<>'Despesa Compromissada' and (dimensionality()=2 or dimensionality()=4),Null(),
Sum(PE))

Ou seja, se o tipo de despesa for diferente de "Compromissada", eu forcei o valor nulo nas quebras em que não se aplica o cálculo. Finalmente, na aba Propriedades da tabela dinâmica, em "Complementos", desmarquei a opção "Incluir valores zero". Funcionou.