Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
paulokpk
Creator
Creator

Alteração de um campo vazio.

Boa tarde a Todos,

Eu tenho um campo chamado [Nome Atendente Atual]

Este campo possui alguns resultados em branco e eu gostaria de saber se existe a possibilidade de utilizar uma formula onde os campos em branco apareçam na tabela com o nome "EM FILA"  (ou seja, onde não tem nenhum conteúdo irá ser mostrado "EM FILA")

no momento eu apenas apresento o campo na medida da seguinte forma  =[Nome Atendente Atual]


segue a imagem da tabela


tela 1.png

1 Solution

Accepted Solutions
lfetensini
Partner - Creator II
Partner - Creator II

Olá amigo.

A sua situação é um pouco mais delicada do que o esperado, então vamos por partes:

a) O número do campo [Código do Atendimento] que apresenta o resultado de outros campos nulos na sua visão, como por exemplo os 80303 e 79407 estão vindo da tabela Pedido_Peça. Este mesmo número, embora tenha relacionamento de chave (mesmo nome de campo) com a tabela Atendimento, o conteúdo em si não está disponível em Atendimento. E é esta tabela Atendimento que faz as ligações posteriores até a tabela (em nível de vários snowflakes) com o campo [Nome Atendente atual].

b) Além desta situação citada anteriormente, as chaves da tabela atendimento (campos: [Código da Coligada] e [Código Atendimento]) que fazem ligação com as tabelas posteriores estão constituídas de campos não tratados adequadamente juntados por uma tabela sintética ($Syn 2 Table). Como ambos os campos estarão nulos, por não conter relação com o número do seu chamado, tudo que está a frente terá como resultado sempre o valor nulo, porque não há ocorrências relacionadas. É como comparar um campo [Nome do Cliente] com [Endereço], embora tenham um conteúdo em comum o modelo de dados não está adequadamente projetado.

c) Se você fizer um teste de verdadeiro/falso com dimensões da tabela Pedido_Peça que é onde o seu número de chamado está localizado, você chega em algumas condições relativas, tais como por exemplo:

Pick(Match(-1, Len(Trim([PN PRINCIPAL]))>1)+1, [Nome Atendente atual], 'EM FILA')

Porém este campo [PN PRINCIPAL] não é a regra de negócio correta para o que você deseja e irá colidir com situações que existem nomes de atendentes atuais.

Conclusão: O seu cenário precisa de uma reestruturação na etapa de transformação e modelagem dos dados. Não acredito que possa ser resolvido com receita de bolo aqui pelo fórum. Sugiro, para este caso em específico, você solicitar consultoria de análise e desenvolvimento para rever esta aplicação e incluir as alterações que me parece você estar incluindo nela de maneira adequada.

Support your colleagues. Remember to "like" the answers that are helpful to you and flag as "solved" the one that helped you solve. Cheers.

View solution in original post

37 Replies
Thiago_Justen_

Paulo,

Acho interessante criar o campo direto no script assim:

Load

Seus_Campos,

If (Len (Trim ([Nome Atendente Atual]))=0,'EM FILA',[Nome Atendente Atual] ) as [Nome Atendente Atual]

From Sua_Base;

Ou pode colocar esse if direto como expressão de tabela.

Abs e Sucesso!!

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
pedrolyra
Contributor III
Contributor III

Boa tarde Paulo, você pode por para quando for nulo, utilizando ISNULL, apareça essa informação desejada na hora de carregar os dados.

https://help.qlik.com/pt-BR/sense/September2017/Subsystems/Hub/Content/Scripting/NULLFunctions/IsNul...

paulokpk
Creator
Creator
Author

Esse campo vem de um QVD criado de um extrator vindo do banco de dados do RM. Eu posso fazer isso no Editor de Carga de dados?

este campo vai fazer diferença no banco do RM, porque eu só preciso dele para filtrar os resultados em branco. Ou seja, ele só será usado para uma futura contagem de campos embranco como campos "EM FILA".

Thiago_Justen_

Sim Paulo,  fazer no editor ou ainda direto na sua tabela.

Copie e cole o if que mandei acima e veja se atende.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
paulokpk
Creator
Creator
Author

Continua aparecendo o campo em branco.

Eu acredito que o erro na formula está no =0 pois quando eu coloco <>0 todos os campos aparecem como "EM FILA" manos os em branco que continuam com um traço "-"

O fato do campo ser texto eu não teria que substituir esse zero (0) por alguma outra coisa?

paulokpk
Creator
Creator
Author

Obrigado pela ajuda.

Vou realizar um teste

Mas nesse caso os campos com um Traço ( - ) vão aparecer com a palavra NULL?

Eu queria que aparecesse a palavra "EM FILA" porque para explicar ao usuário "super inteligente" que NULL é em fila fica meio difícil... Entende?:!

Thiago_Justen_

Paulo,

Teste assim:

If (IsNull ([Nome Atendente Atual]),'EM FILA',[Nome Atendente Atual] )

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
paulokpk
Creator
Creator
Author

Mesmo utilizando a formula acima continuam os campos em branco exibindo um traço.

Estranho isso.

Thiago_Justen_

Verifique assim Paulo:

If (Len (Trim ([Nome Atendente Atual]))=0 or Trim ([Nome Atendente Atual])='-' or IsNull ([Nome Atendente Atual] ) ,'EM FILA',[Nome Atendente Atual] )

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago