Skip to main content
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Anonymous
Not applicable

Set Analysis

Olá,

sou iniciante ainda no QlikView, e estou com uma dúvida.

tenho um gráfico de tabela simples, com uma dimensão [medicamento], uma

das minhas expressões é para obter o consumo referente ao último mês de cada medicamento...

a expressão é essa:

sum( {$<mes = {$(=num(max( {$<ano = {'2006'}>} mes ),'00'))}>} CONSUMO)

a expressão funciona, porém na expressão ela acaba pegando o ultimo mês sem considerar a dimensão, utilizando o mes 11, para todos os medicamentos. ex:

medicamento | consumo ultimo mes

x sum( {$<mes = {'11'}>} CONSUMO)

y sum( {$<mes = {'11'}>} CONSUMO)

z sum( {$<mes = {'11'}>} CONSUMO)

(se eu seleciono apenas um medicamento, ele utiliza o mês certo, correspondente ao medicamento)

medicamento | consumo ultimo mes

x sum( {$<mes = {'08'}>} CONSUMO)

* criei uma nova coluna de teste apenas para mostrar o 'ultimo mes', e funcionou . expressão:

=num(max( {$<ano = {'2006'}>} mes ),'00')

ex:

medicamento | ultimo mes

x 08

y 07

z 11

a expressão num($(max( {$<ano = {'2006'}>} mes )),'00') funciona perfeitamente, porém dentro do sum() ela nao considera a dimensão. Alguém sabe como eu faço pra ele considera a dimensão?... tentei coloca o medicamento no sum() também, mais não deu certo

sum( {$<medicamento, mes = {$(=num(max( {$<ano = {'2006'}>} mes ),'00'))}>} CONSUMO)

1 Solution

Accepted Solutions
Clever_Anjos
Employee
Employee

Rodrigo,

O set analysis é avaliado antes do cálculo do gráfico, não sendo executado a cada quebra de dimensão.

View solution in original post

2 Replies
Anonymous
Not applicable
Author

eu tentei colocar o max( {$<ano = {'2006'}>} mes ) no script , porém não deu muito certo, a maioria dos valores vem NULL , apenas alguns meses que funcionam corretamente.

alguem teria alguma dica?? um outro modo de fazer isso derrepente...

Clever_Anjos
Employee
Employee

Rodrigo,

O set analysis é avaliado antes do cálculo do gráfico, não sendo executado a cada quebra de dimensão.