Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Somar Itens de uma mesma dimensão

Estou com um problema para somar itens de informação de uma mesma dimensão.

Tenha um campo no Script chamado [Item de Informação], o qual contém vários itens que agrupam contas. Ex:

[Item de Informação] = 'Créditos Disponível'

                                  'Créditos Indisponível'

                                  'Despesas Paga'

[Valor] = Valores para cada mês do ano referente a cada Item desses acima.

                                  

Dessa forma, preciso subtrair o Crédito indisponível do crédito disponível. Tem como fazer isso no script ou em uma tabela?

1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

Entendi, você pode fazer o cálculo usando set analysis ou simplesmente habilitar o total da expressão na aba apresentação do gráfico (essa segunda opção seria a mais indicada para o seu gráfico).

Exemplo de expressão para considerar o total dos itens:

SUM( {<Item de Informação = {'DESTAQUE CONCEDIDO', 'PROVISAO CONCEDIDA'}>}VALOR)

View solution in original post

6 Replies
nicolett_yuri

Matheus, pode fornecer maiores detalhes do que deseja fazer com uma app de exemplo?

Not applicable
Author

Exemplo.PNG

Eu tenho essa tabela. Com esses dois filtros selecionados. Eu precisaria criar um coluna à direita, nessa tabela dinâmica, somando esses dois totais na tabela. 

nicolett_yuri

Matheus, não seria apenas criar a coluna somando as duas expressões ([Nome da coluna1] + [Nome da coluna2])? Qual a fórmula dessas expressões?

Not applicable
Author

Não daria porque o 'Item de Informação' é uma dimensão, criada a partir de uma tabela Excel que agrupa varias contas contábeis, com saldos diferentes em cada mês do ano. A expressão que dá o resultado total de cada item na tabela acima é essa: sum([Saldo Item]). A dificuldade está em direcionar a soma do total, como no exemplo, 'DESTAQUE CONCEDIDO' + 'PROVISAO CONCEDIDA'.

nicolett_yuri

Entendi, você pode fazer o cálculo usando set analysis ou simplesmente habilitar o total da expressão na aba apresentação do gráfico (essa segunda opção seria a mais indicada para o seu gráfico).

Exemplo de expressão para considerar o total dos itens:

SUM( {<Item de Informação = {'DESTAQUE CONCEDIDO', 'PROVISAO CONCEDIDA'}>}VALOR)

Not applicable
Author

É isso mesmo, deu certo! Valeu Yuri Nocollet