Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Not applicable

Duvida de modelagem no AdventureWorks

Boa tarde galera,

Tenho algumas dúvidas meio abstratas. Mas vamos lá.

No DER do AdventureWorks há 70 tabelas, estão divididas em cores e por tema(Production, Sales, Persons etc). Seria cada um desses tema um dataSmart no data warehouse ?

Com o qlikview é dispensado completamente o data warehouse ? ou DW é usado em grandes projetos ou projetos mais complexos ?

Estou usando somente o qlikview, faço a modelagem de todas as tabelas do DER em uma aplicação ?

Por enquanto é só. Desde já agradeço

att. Daniel Veloso

DerOriginal.png

1 Reply
afurtado
Partner Ambassador/MVP
Partner Ambassador/MVP

Daniel,

O DW pode ser usado pela empresa quando existem muitas regras de negócios que ao inves de colocar na ferramenta de BI, aplica-se para criar o DW. Assim, por qualquer ferramenta que venha a ser usado (no presente ou futuro), a base sempre sera com a mesma regra. Da mesma forma, se tem outros ERP (filiais / grupo) que possa ser usado como um consolidador,etc......  Enfim,  depende caso a caso.  

Quando estou em cliente que tem DW, muitas vezes somente leio e não me preocupo se a nota é de transferência ou outra regra (pois a mesma foi feita ao popular a(s) tabela(s))

Se optar em usar o Qlik, toda regra de negocio estará no script do Qlik e com isto, se um dia a empresa optar em mudar de ferramenta, teria que reconstruir tudo......

Sobre o DW e Datamart, segue uma imagem para ilustrar....

2016-12-01 12_02_53-2016-11-23 07_47_10-Configurações.png - Visualizador de Fotos do Windows.png

Este tema é grande para a resposta curta que dei....

Sobre todas as tabelas que você menciona, o ideia seria somente ler o que vai usar......e o mesmo para os campos.   Mesmo gerando o Data Staging area, ainda assim prefiro não colocar todos os campos (que eu poderia a vir usar no futuro) para não ter perda de performance.

Segue link com mais informações....

https://www.significados.com.br/data-warehouse/

furtado@farolbi.com.br