Skip to main content
Announcements
Have questions about Qlik Connect? Join us live on April 10th, at 11 AM ET: SIGN UP NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator

Ignorar Dimensão Mês da Expressão

Srs, Bom dia !

Estou com o seguinte cenário:

*** Nessa primeira expressão eu ignoro o mês da expressão, porém eu NÃO tenho o campo MES como DIMENSÃO do gráfico de barras. (FUNCIONA PERFEITAMENTE) , PARA O MEU GRÁFICO .

$(vConvertNumber($(=Sum ({<MES=,ANO = {'$(=Max(ANO))'}, TP_VF = {'VENDAS'}, PORTFOLIO = VMEA'}>}VALOR_REALIZADO))))

Nessa Expressão eu tenho o MES, como DIMENSÃO do meu gráfico, pois eu faço a visualização mensal e ANO Atual X ANO Anterior, porém quando eu incluo o MES,para ser ignorado ele não respeita.

Gostaria de saber se posso ignorar o mês da seleção , ele estando como dimensão ?

E ou uma alternativa, para este cenário.

** Expressão para ano de 2016 **

$(vConvertNumber($(=Sum ({<MES=,ANO = {'$(=Max(ANO))'}, TP_VF = {'VENDAS'}, PORTFOLIO = VMEA'}>}VALOR_REALIZADO))))

** Expressão para ano de 2015 ** ((ANO )-1)

$(vConvertNumber($(=Sum ({<MES=,ANO = {'$(=Max(ANO)-1)'}, TP_VF = {'VENDAS'}, PORTFOLIO = VMEA'}>}VALOR_REALIZADO))))


Muito obrigado

Luiz Fernando Bezerra
Labels (1)
1 Solution

Accepted Solutions
nicolett_yuri

luizbezerra

Segue a solução em anexo

View solution in original post

26 Replies
nicolett_yuri

Luiz, você pode tentar utilizando o TOTAL, assim ele pode ignorar a quebra do mês, mas considera-lo no cálculo da linha.

Por exemplo: SUM( TOTAL VALOR) - Mesmo que seu gráfico contenha a dimensão do mês, ele calculará cada célula "ignorando" o valor daquele mês. Caso queira que o total respeite alguma dimensão, basta inclui-lo nos parâmetros, Por exemplo: SUM( TOTAL <PRODUTO> VALOR).

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

Yuri, Bom dia ! nicolett.yuri

Utilizei o TOTAL, conforme mencionou, porém ele não apresenta todos os meses no grafico e sem o total ele apresenta.

Olha as imagens abaixo  sem o TOTAL

Sem Total.PNG

Com TOTAL :

Com Total.PNG

Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

Luiz, disponibilize um QVW de exemplo para eu entender melhor o que esta ocorrendo.

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

Yuri,

Segue um exemplo que montei, pois não consigo disponibilizar os dados reais aqui utilizados na empresa.

Veja se com este exemplo, consegue exemplificar por favor.

Muito Obrigado nicolett.yuri

Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

Luiz, olhei o exemplo, mas não consegui entender qual o resultado que deseja chegar

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

nicolett.yuri‌ , Boa Tarde !

Desejo trazer o Gráfico abaixo comparando os meses do Ano Atual X Ano Anterior.

Quando menciono na expressão que o o mês=,  ele mes traz o mês de setembro de 2016 x setembro de 2015 , quando na verdade quero que nele fique estático respeitando a expressão.

Minha dúvida,

Como eu ignoro os valores das seleções não expressão. e tendo a visão de todos os meses dos dois anos.

Exempl.JPG

Luiz Fernando Bezerra
nicolett_yuri

Do jeito que você fez mesmo!

=SUM({<Mês=, Ano={'$(=Max(Ano))'}>}Valor)

e

=SUM({<Mês=,Ano={'$(=Max(Ano)-1)'}>}Valor)

nicolett_yuri

Pelo menos no exemplo que você me mandou funciona, se na sua app não funcionar, precisa entender o que ocorre

luizbezerra
Partner - Creator
Partner - Creator
Author

nicolett.yuri‌ , Boa Tarde !

Não consegui identificar o erro na minha app, pois a minha expressão está :

$(vConvertNumber($(=Sum ({<MES=,ANO = {'$(=Max(ANO))'}, TP_VF = {'VENDAS'}, PORTFOLIO = VMEA'}>}VALOR_REALIZADO))))


Eu tenho o MES , como Dimensão e estou ignorando ele na minha expressão MES=,porém quando seleciono qualquer MES, na lista ele não ignora a seleção.


Com Total.PNG

Luiz Fernando Bezerra