Skip to main content
Announcements
Announcing Qlik Talend® Cloud and Qlik Answers™ to accelerate AI adoption! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
josh_ben86
Contributor III
Contributor III

Projeção de Vendas

Boa tarde pessoal,

Estou montando uma projeção de vendas porém não consigo eliminar os finais de semana do restante do mês...

Estou utilizando a seguinte expressão:

Sum({<DiaUtil={'Sim'},PeriodoID = {"$(=max(PeriodoID))"},Ano=, [Mês]=>}tarifa)/count({<DiaUtil={'Sim'},PeriodoID = {"$(=max(PeriodoID))"},Ano=, [Mês]=>}dia)

*

Interval(MonthEnd(Max(data_emissao))-Max(data_emissao),'DD')



A parte Interval(MonthEnd(Max(data_emissao))-Max(data_emissao),'DD') me retorna 20 dias(Outubro), porém preciso captar apenas os dias úteis para o término do mês, no caso, 14!!

Labels (4)
11 Replies
Thiago_Justen_

Josh,

Vamos resolver seu outro post para os feriados e aí nesse seu caso bastaria aplicar:

Sum({<DiaUtil={'Sim'},PeriodoID = {"$(=max(PeriodoID))"},Ano=, [Mês]=>}tarifa)/count({<DiaUtil={'Sim'},PeriodoID = {"$(=max(PeriodoID))"},Ano=, [Mês]=>}dia)

*

NetWorkDays(MonthEnd(Max(data_emissao)),Max(data_emissao),$(vFeriados))


Onde vFeriados é calculado no script. 


Veja aqui o qvf que disponibilizei com essa ideia:


Re: Utilização da Função Max e Aggr no cálculo de Média de Dias

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
josh_ben86
Contributor III
Contributor III
Author

Thiago,

Obrigado por compartilhar a planilha de feriados... inseri o que era devido no script porém a expressão não está me trazendo o resultado esperado... segue imagens e comentários:

Screenshot_1.png

Essa expressão está me trazendo como resultado valor...

Screenshot_2.png

1) A primeira expressão tem como objetivo mostrar a soma das tarifas dos dias úteis referente ao mês corrente... no caso está me trazendo os dias úteis e excluindo os finais de semana, porém, preciso retirar os possíveis feriados também o que não está ocorrendo.

2) A segunda expressão me retorna os dias do mês corrente até então, excluindo finais de semanas e possíveis feriados o que não está ocorrendo... o valor retornado está considerando os feriado( dia 12)

3) A terceira expressão deveria me retornar os dias restantes do mês excluindo finais de semana e feriados, porém está me retornando valor como imagem acima (26,34k) o que está resultando um valor como na imagem abaixo:

Screenshot_3.png

Saberia me auxiliar para realizar os cálculos conforme instruído acima?

Obrigado desde já!!

Thiago_Justen_

Josh,

Veja meu anexo com uma ideia de calendário que você pode aplicar. Daí sua medida para a projeção ficaria assim:

Sum({<DiaUtil={'Sim'},PeriodoID = {$(=max(PeriodoID))},Ano=, [Mês]=>}tarifa)

/

count({<DiaUtil={'Sim'},PeriodoID = {$(=max(PeriodoID))},Ano=, [Mês]=>}Distinct dia)

*

Count({<DiaUtil={'Sim'}>}distinct Data)

Analise a ideia e me retorne com as considerações.


Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
josh_ben86
Contributor III
Contributor III
Author

Bom dia Thiago,

As duas primeiras expressões deram muito certo.... Para finalizar falta apenas a última expressão

Count({<DiaUtil={'Sim'}>}distinct Data)... O que preciso realizar nesse cálculo --> Os dias restantes do mês corrente desconsiderando finais de semana e possíveis feriados...

Ex: Estamos no dia 16/10... gostaria que o resultado fosse: do dia 17/10 até 31/10, ou seja,11 dias úteis(Excluindo fds e possíveis feriados).

Creio que sejam detalhes...tentei com interval e network mas não deu certo.. não está excluindo o que foi citado acima...

Thiago_Justen_

Vamos lá:

"Count({<DiaUtil={'Sim'}>}distinct Data)... O que preciso realizar nesse cálculo --> Os dias restantes do mês corrente desconsiderando finais de semana e possíveis feriados..."


Faça assim:


Count({<DiaUtil={'Sim'},Data={">$(=Today())<=$(=MonthEnd(Today()))"}>}distinct Data)

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
josh_ben86
Contributor III
Contributor III
Author

O cáluclo me retorna 0, inseri a seguinte expressão:

Count({<DiaUtil={'Sim'},data_emissao={">$(=Today())<=$(=MonthEnd(Today()))"}>}distinct data_emissao)... considerando que data emissão é o que está no meu calendário...

Thiago_Justen_

Quais datas aparecem no teu calendário para esse mês?

Crie uma tabela simples com esse campo data_emissao pra gente avaliar.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago
josh_ben86
Contributor III
Contributor III
Author

Segue imagem...

Screenshot_5.png

Thiago_Justen_

Então Josh, lhe faltam os dias posteriores ao atual. Tente adaptar meu calendário ao seu modelo e o problema será resolvido.

Thiago Justen Teixeira Gonçalves
Farol BI
WhatsApp: 24 98152-1675
Skype: justen.thiago