Skip to main content
Announcements
Qlik Community Office Hours - Bring your Ideation questions- May 15th, 11 AM ET: REGISTER NOW
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III

Histórico meses passados desconsiderando filtros

Pessoal, bom dia!

Eu estou com essa situação:

Capturar.PNG

Tenho o fornecedor, tenho a matéria prima, e o consumo. A gerência precisa fazer uma análise com a soma, porém só querem que considere sempre os últimos 6 meses, tirando o mês atual.

(Por exemplo, essa soma, eu queria que ela retornasse a soma dos meses Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro).

E nessa coluna não devemos considerar filtro.

sum({<DATA_CALENDARIO={">=$(=MonthStart(AddMonths(Max(DATA_CALENDARIO),-6)))<=$(=MonthEnd(Max(DATA_CALENDARIO),-1))">} CONSUMO_IMPM)

Acho que deve ser algo parecido com isso, mas ele retorna - (traço), não sei o que está errado.

Alguém poderia me ajudar?

Labels (4)
4 Replies
rafaelattux
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Boa tarde Lucas , se puder disponibilizar o QVW , fica mais fácil de ajudar a encontrar o erro.

Sobre a questão de desconsiderar o filtro , basta colocar ele dentro do set analysis somente com o sinal de igual.

Exemplo : {< FORNECEDOR =, ANO = {2018} >}     , dessa forma você desconsidera o filtro FORNECEDOR.

LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III
Author

Boa tarde Rafael,

Eu sou novo na ferramenta. A empresa não permite que compartilhe os dados completos por haver dados sigilosos, tem alguma maneira de compartilhar isso sem afetar os dados?

Referente a minha dúvida: Basicamente eu quero criar uma coluna que nela mostre essa mesma soma que está na foto, mas em vez de somar todos dados, ou o dado do filtro, eu quero que a coluna mostre a soma só dos últimos 6 meses, quero que essa coluna ignore todos filtros e sempre mostre a soma dos ultimos 6 meses.

SUM ({ 1<ALGUMA EXPRESSÃO QUE NÃO SEI FAZER> }  CONSUMO_IMPM)

Tenho o campo DATA_CALENDARIO, que é a data naquele formato 43755, e nessa expressão basicamente eu tenho que fazer algum filtro que pegue o mes atual e os outros 5 últimos.

Essa expressão abaixo eu achei na net e tentei encaixar, mas não está funcionando como eu queria, e não tenho capacidade ainda de mexer nisso pra funcionar.

sum({<DATA_CALENDARIO{">=$(=MonthStart(AddMonths(Max(DATA_CALENDARIO),-6<=$(=MonthEnd(Max(DATA_CALENDARIO)))">} CONSUMO_IMPM)

Espero que possam me ajudar.

elvis_schwarz
Creator
Creator

Bom dia Lucas

Eu não consegui testar agora seu exemplo mas dando uma olhada por cima creio que os parenteses das funções não estejam sendo fechados da forma correta. dá uma olhada nessa parte MonthStart(AddMonths(Max(DATA_CALENDARIO),-6. Como é no Qlik View recomendo jogar essa expressão num objeto de texto e analisar o valor que retorna

LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III
Author

Bom dia, atualizando:

Cheguei nessa expressão pessoal.

=Sum({1<MesAno ={">=$(=date(addmonths(date#('$(vMonthYear)','MMM-YYYY'),-5),'MMM-YYYY')) <=$(=date#('$(vMonthYear)','MMM-YYYY'))"}, Ano=,Mes=>} CONSUMO_IMPM)

Porém, atualmente conforme o mes que eu seleciono, ele transforma ele como o fim desses 6 meses, e no caso eu preciso que fique travado sempre nos ultimos seis meses considerando o mes atual