Skip to main content
Announcements
Announcing Qlik Talend® Cloud and Qlik Answers™ to accelerate AI adoption! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
alvarofigueiredo
Contributor
Contributor

Exibir quantos dias um instrumento não é monitorado.

Tenho uma planilha com o nome de vários instrumentos, data de monitoramento e com o valor monitorado. 

Estes instrumentos devem ser lidos semanalmente, ai preciso de um KPI que indique quantos dias um determinado instrumento não é monitorado. Alguém poderia me ajudar com a formula para realizar essa operação ?

4 Replies
therealdees
Creator III
Creator III

Olá,

Sua explicação ficou meio abstrata, mas teoricamente você precisa de dois campos de data para calcular a diferença entre os dias.

Se você possui somente um campo de data de monitoramento, que é sobrescrito toda vez que há um novo monitoramento, <provavelmente> você precisará criar um outro campo equivalente a partir dele no seu modelo de dados.

Se puder compartilhar uma amostra consigo te ajudar melhor.

alvarofigueiredo
Contributor
Contributor
Author

Valeu demais ! Estou anexando a planilha, os dados são alimentados por uma planilha como esta. Toda semana os dados são atualizados, sendo que os dados antigos mantidos. 

elvis_schwarz
Creator
Creator

Tenta da seguinte forma:

Interval(Today() -Max(Data_Leitura),'dd')

therealdees
Creator III
Creator III

Bom dia!

Desculpa a demora, tava na correria.

Olhando a amostra que você me enviou não há necessidade de ter uma outra coluna, visto que os IDs se repetem. Basta order a tabela por ID e data e subtrair as datas utilizando a função Previous().

O código que supostamente chegou no resultado que você quer é o seguinte:

 

RawData:
LOAD
PurgeChar(Instrumento, ' ') as instrumento,
Data_Leitura as data_leitura,
Nivel as nivel
FROM [lib://PP:DataFiles/Instrumentos.xlsx]
(ooxml, embedded labels, table is Planilha1);

OrderID:
NoConcatenate LOAD *
,If(Previous(instrumento) = instrumento, Num(data_leitura - Previous(data_leitura)), 0) as dias_entre_leitura
Resident RawData
Order By instrumento, data_leitura ASC;

Drop Table RawData;

 

Obviamente você precisa alterar o diretório para onde o arquivo está localizado.

 

therealdees_0-1705670141881.png

 

Com a nova coluna você consegue exibir a diferença entre as medições sem ter que calcular a nível de gráfico, basta referir ao novo campo e/ou ID desejado.

 

Caso tenha solucionado, favor marcar como "solucionado" no post para que outros também possam ser ajudados  😊