Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III

Chave sintética =$

Bom dia,

primeiramente peço perdão a comunidade por tantas dúvidas, rsrs é a inexperiência.

Estou com esse cenário, surgiu uma tabela chamada $Syn1, não sei qual a melhor forma de resolver esse tipo de situação.

Capturar2.PNG

Primeiramente obrigado.

Labels (4)
1 Solution

Accepted Solutions
rafaelattux
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Boa tarde Lucas,

Aqui é o lugar certo para tirar as dúvidas hehe , não se preocupe , são sempre muito bem vindas.

A chave sintética é criada quando existe um relacionamento entre tabelas cujo o nome de 2 ou mais campos estão iguais.

Em geral , não é muito recomendável trabalhar com as chaves dessa forma não , pois se torna um pouco confuso a manutenção (apesar de funcionar normalmente).

Caso realmente a chave entre 2 tabelas seja uma chave composta ( 2 ou mais campos ) você pode utilizar a concatenação destes 2 campos em um só para gerar uma chave composta "melhor".

Exemplo :

Tabela:
LOAD Cargo,

           Empresa,

           ValorSalario

From ....;

Caso você tenha na sua nuvem de dados o mesmo cargo para várias empresas com salários diferentes , você poderia fazer uma chave composta assim ( com pipes ou qualquer outro carácter que você desejar 😞

Tabela:
LOAD Cargo & ' | ' & Empresa as ChaveCargoEmpresa, 

           Cargo,

           Empresa,

           ValorSalario

From ....;

View solution in original post

4 Replies
rafaelattux
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Boa tarde Lucas,

Aqui é o lugar certo para tirar as dúvidas hehe , não se preocupe , são sempre muito bem vindas.

A chave sintética é criada quando existe um relacionamento entre tabelas cujo o nome de 2 ou mais campos estão iguais.

Em geral , não é muito recomendável trabalhar com as chaves dessa forma não , pois se torna um pouco confuso a manutenção (apesar de funcionar normalmente).

Caso realmente a chave entre 2 tabelas seja uma chave composta ( 2 ou mais campos ) você pode utilizar a concatenação destes 2 campos em um só para gerar uma chave composta "melhor".

Exemplo :

Tabela:
LOAD Cargo,

           Empresa,

           ValorSalario

From ....;

Caso você tenha na sua nuvem de dados o mesmo cargo para várias empresas com salários diferentes , você poderia fazer uma chave composta assim ( com pipes ou qualquer outro carácter que você desejar 😞

Tabela:
LOAD Cargo & ' | ' & Empresa as ChaveCargoEmpresa, 

           Cargo,

           Empresa,

           ValorSalario

From ....;

LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III
Author

Entendi Rafael,

Muito obrigado pela atenção, realmente é muito bom saber que existem pessoas dispostas a ajudar as outras. Obrigado.

Em relação ao problema, realmente nesse caso eu preciso ter essa chave composta, mas como eu faria para elas se conversarem somente por essa chave?

Quando eu coloco a chave concatenada, além da chave composta, ela utiliza as outras colunas.

Desculpa se eu tiver falando bobagem.

Edit:

Eu acho que consegui, depois que criei a chave de conexão, retirei os campos planta/material. e deixei somente o campo chave. Era isso? Se for deu certo.

rafaelattux
Luminary Alumni
Luminary Alumni

Isso mesmo Lucas.

Se você não for usar mais esses campos separados , você pode retirá-los. Caso ainda precisa deles separados , pode manter porém renomeando , ou deixar eles somente em um das tabelas , para não gerar a chave sintética , já que eles estão relacionados agora por uma chave única composta.

LucasIsidoro
Contributor III
Contributor III
Author

Bom dia amigo.

Entendi, muito obrigado. Isso era primordial para meu conhecimento, mas é tanta coisa aprendendo que a gente fica desnorteado.

Obrigado por ajudar.