Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Gabrielsantana
Contributor
Contributor

Cálculo de Média

Boa noite, colegas,

 

Sou novo no Qlik e sense e tenho dúvidas em relação ao cálculo de uma média, é o seguinte, eu tenho tabela carregada com numero populacional (anual) e um gasto(anual). Gostaria de tirar uma média para saber qual meu gasto per capita anual, alguém poderia me ajudar?

11 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Gabriel!

Então, eu sugeri a criação de uma outra tabela, pois para vc calcular o gasto per capita antes para depois fazer a média é preciso que os campos relacionados a população e saldo estejam na mesma tabela. Foi então por isso que sugeri criar a tabela [GASTO PER CAPITA], onde ela trás basicamente os campos [UG-UG ID], [Exercício], além dos campos saldo (mesmo campo que [Saldo R$]) e pop (população = [2015], [2016], [2017] e [2018]). Ou seja, nesta tabela agora temos o saldo e pop, onde podemos calcular o gasto per capita de cada ocorrência.

Poderia ter sugerido tmbm que vc incorporasse a tabela [POPULAÇÃO INDÍGENA] na tabela [SAÚDE INDIGENA], usando um LEFT JOIN, mas como não sei se é somente estes campos que compõem seu modelo, ou se há alguma particularidade, acabei optando por criar uma nova tabela.

Obs: No exemplo anterior há um erro, pois quando criei a tabela [GASTO PER CAPITA], não renomeei o campo Exercício, ou seja, quando carregares o modelo irão aparecer chaves sintéticas, o que não é legal. Então, podes fazer apenas assim no momento da criação desta tabela:

[GASTO PER CAPITA]:
[UG-UG ID], [Exercício] as ano,
saldo / pop as gastoPerCapita
RESIDENT auxiliar;

DROP TABLE auxiliar;

 Feito isso irá funcionar!