Skip to main content
Announcements
Qlik Connect 2024! Seize endless possibilities! LEARN MORE
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Gabrielsantana
Contributor
Contributor

Cálculo de Média

Boa noite, colegas,

 

Sou novo no Qlik e sense e tenho dúvidas em relação ao cálculo de uma média, é o seguinte, eu tenho tabela carregada com numero populacional (anual) e um gasto(anual). Gostaria de tirar uma média para saber qual meu gasto per capita anual, alguém poderia me ajudar?

11 Replies
rphpacheco
Creator III
Creator III

Bom dia Gabriel!

Então, eu sugeri a criação de uma outra tabela, pois para vc calcular o gasto per capita antes para depois fazer a média é preciso que os campos relacionados a população e saldo estejam na mesma tabela. Foi então por isso que sugeri criar a tabela [GASTO PER CAPITA], onde ela trás basicamente os campos [UG-UG ID], [Exercício], além dos campos saldo (mesmo campo que [Saldo R$]) e pop (população = [2015], [2016], [2017] e [2018]). Ou seja, nesta tabela agora temos o saldo e pop, onde podemos calcular o gasto per capita de cada ocorrência.

Poderia ter sugerido tmbm que vc incorporasse a tabela [POPULAÇÃO INDÍGENA] na tabela [SAÚDE INDIGENA], usando um LEFT JOIN, mas como não sei se é somente estes campos que compõem seu modelo, ou se há alguma particularidade, acabei optando por criar uma nova tabela.

Obs: No exemplo anterior há um erro, pois quando criei a tabela [GASTO PER CAPITA], não renomeei o campo Exercício, ou seja, quando carregares o modelo irão aparecer chaves sintéticas, o que não é legal. Então, podes fazer apenas assim no momento da criação desta tabela:

[GASTO PER CAPITA]:
[UG-UG ID], [Exercício] as ano,
saldo / pop as gastoPerCapita
RESIDENT auxiliar;

DROP TABLE auxiliar;

 Feito isso irá funcionar!

Eu tenho um canal no youtube, onde estou começando a dar dicas de Qlik, entre outras plataformas de BI. O Canal é novo, mas vou aproveitar este case para fazer um vídeo provavelmente hj ou amanhã 😉

Se quiseres acompanhar o conteúdo do canal, basta procurar por devAnalytics no youtube (não irei colar link aqui por questões de políticas de privacidade da comunidade qlik).

Um forte abraço!

Gabrielsantana
Contributor
Contributor
Author

Bom dia, Pacheco,
Obrigado pelas dicas, uma vez que você irá produzir conteúdo no seu canal sobre o assunto eu vou aguardar pra ver na prática como você realizará todos esses passos. Eu pensei que caso você fosse possível me ajudasse através de uma chamada no teamview, contudo, fiquei em dúvida se a comunidade permitia esse tipo de auxílio também, caso seja possível e você queira me proporcionar esse auxílio ficaria muito grato mesmo.